sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Se a temperatura do corpo humano é de 36ºC, por que sentimos calor em temperatura inferiores?


Nossa sensibilidade à temperatura depende de dois tipos de sensores: Os receptores de frio e os de calor. Os primeiros são ativados em temperaturas em torno de 25ºC, enquanto os receptores de calor respondem a temperaturas ao redor de 40ºC. A sensação de conforto, em tese, é obtida em temperaturas perto de 32 ou 33ºC, que estimulam todos os sensores na mesma intensidade.
Entretanto, como esses receptores estão localizados um pouco abaixo da superfície da pele, a temperatura que eles “medem” é resultado de vários fatores. A temperatura da própria pele é um deles, mas não o único. A sensação depende do calor trazido por objetos em contato com a pele, como a roupa; do calor radiante do meio, com a luz de uma lâmpada, e do calor dissipado pela transpiração. Depende também do calor que chega a partir dos vasos sanguíneos, que quando se dilatam fazem o sangue aflora à pele, transmitindo-lhes mais calor. O inverso acontece quando se contraem.
A camada de ar retida em uma blusa de lã, por exemplo, funciona como isolante térmico. Por isso sentimos mais frio quando está ventando: o vento remove essa camada de ar, fazendo com que a pele perca calor mais rapidamente. Da mesma forma, a exposição a uma fonte de calor, como o sol, também altera nossa percepção.
Fonte: Marcus Vinícius Baldo, professor de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; Galileu, abril de 2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário