sábado, 17 de novembro de 2012

O choque do peixe-elétrico pode matar?


Sim, mas isso é raro de acontecer.
Os peixes-elétricos produzem energia como uma pilha, ou seja, por separação de cargas iônicas. A descarga é produzida por células especializadas chamadas eletrócitos. Potássio e sódio são separados dentro e fora do eletrócito, respectivamente, tornando o interior negativo e formando uma corrente elétrica entre os pólos.
Os peixes-elétricos descarregam pulsos fracos na água durante toda a vida, numa freqüência de poucos até mais de mil pulsos por segundo. Como a maioria desses animais emite correntes de baixa voltagem, o efeito no organismo é mínimo. Mas não é o que ocorre com o poraquê, cujo choque pode ter até 800 volts.
O poder desta lendária enguia elétrica da bacia amazônica impõe tanto respeito que, entre os caboclos que vivem ao longo do Rio Amazonas, acredita-se que sua descarga na base de uma palmeira pode fazer com que as frutas caiam. De fato, o choque pode causar sérios danos, mas somente se atingir regiões que afetam músculos, nervos ou o coração.
(Fonte: Fernando Pimentel de Souza, prof. do Inst. de Ciências Biológicas da Univ. Federal de Minas Gerais; Galileu, 04/2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário