sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Qual a diferença entre o sistema NTSC usado pelos televisores americanos e o PAL-M usado no Brasil?

-->
A diferença está na forma de transmitir cores. A imagem filmada por uma câmera é composto de várias linhas (no caso da televisão brasileira, 525), que são depois transformadas em ondas eletromagnéticas e enviadas para as casas. Essas ondas que não são coloridas (nem podem ser vistas) "carregam" as informações sobre as cores que deverão aparecer na tela da TV. Pelo sistema NTSC (abreviação para National Television System Committee), a cor que a onda carrega é exatamente a que aparece na TV. Mas como as ondas esbarram em prédios e montanhas, muitas vezes sofrem distorções. "O que era uma cor vermelha pode aparecer alaranjada na tela", diz o engenheiro eletrônico Edson Pacheco, da Philips do Brasil. Por isso, é preciso que haja no aparelho um botão de ajuste para corrigir erros.


No caso do sistema PAL-M (abreviação para Phase Alternation Line, com o M indicando que a freqüência é de 60Hz), usa-se um artifício para corrigir as distorções ainda durante a transmissão. As ondas não carregam as mesmas cores que serão projetadas na tela. Se o objetivo for um boneco vermelho, as ondas correspondentes á primeira linha da imagem carregarão informações sobre o vermelho. Mas as ondas correspondentes á segunda linha terão informações sobre o verde, que é a cor oposta (complementar) ao vermelho. A próxima linha será vermelha, a outra verde, sucessivamente. Quando a onda correspondente à primeira linha sofrer um erro, a da segunda linha também sofrerá. Só que, como as cores que elas carregam são opostas, os erros também serão opostos e eliminarão um ao outro. Ao chegar à televisão, o aparelho automaticamente converte os sinais em cores normais.

Revista Super interessante, fevereiro de 1996.

3 comentários:

  1. Não entendi muito bem o sistema PAL-M. Já que, no exemplo dado, ao invés de enviar apenas ondas com informação do vermelho, envia metade vermelho, metade verde. Até aí, ok. Mas então, a imagem não deveria ficar estranha? Digo isso por que me lembro de quando fuçava no menu da TV e mudava de NTSC pra PAL, e notava uma graaaaaaaaande diferença (imagem toda rabiscada, preto e branco).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme o texto, para transmissão NTSC e o TV na função PAL-M, o aparelho interpreta as ondas correspondentes as linhas como complementares/opostos. Por isso, a imagem toda rabiscada, preto e branco.

      Excluir