quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que difere as linhas digital e analógica dos telefones celulares?


O que muda é o tipo de onda que carrega as informações no ar. Nos telefones analógicos acontece algo parecido com o som do violão. Quando se troca a posição dos dedos no braço do instrumento, o tamanho da corda e o som produzido ficam diferentes. No celular analógico a voz é transformada em impulsos elétricos que, da mesma forma, alteram a freqüência com que a onda eletromagnética vibra num espaço de tempo. O funcionamento das linhas digitais é mais complicado porque as ondas, além de vibrarem, levam consigo um código. Os aparelhos mais modernos são capazes de receber os dois sinais. “Antes de uma ligação se completar, a estação de transmissão manda um aviso codificado especificando que tipo de mensagem vai indo”, conta o engenheiro eletrônico Miguel Henze, do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), de São Paulo.
Analógico: No aparelho, um microfone transforma a voz em sinais elétricos. Os sinais fazem vibrar uma onda eletromagnética que anda no ar. Uma central as transmite para o aparelho do interlocutor, no qual um alto-falante reconstrói o som.
Digital: Os impulsos elétricos que fazem o papel da voz carregam códigos formados por sequencias de 0 e 1 representados nem sobe e desce da onda. Neste sistema, uma mesma onda pode carregar até três conversas. O aparelho receptor a onda e o código em voz novamente (Super, 04/1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário