domingo, 25 de novembro de 2012

Por que as rádios FM piratas influenciam no tráfego aéreo? Elas provocam acidentes?


Qualquer rádio em freqüência modulada (FM), seja pirata ou legal, que não esteja operando de forma satisfatória dentro da faixa de FM (de 88 MHz a 108 MHz) pode causar interferência na faixa de aviação, que vai de 118 MHz a 132 MHz. Essa interferência pode ocorrer de duas formas: através de sinais espúrios, que não são filtrados adequadamente pelo transmissor de rádio acabam vazando para fora da faixa, ou pelas harmônicas, sinais cujas frequências são múltiplas de uma freqüência chamada de fundamental. Normalmente, para gerar um sinal em FM, as emissoras partem de um sinal fundamental. Por exemplo: uma rádio FM, operando em 96 MHz, pode utilizar uma freqüência fundamental de 16 MHz para transmitir seu sinal, pois 96 é a sexta harmônica de 16 (16 x 6 = 96). No entanto, a freqüência fundamental de 16 MHz vai gerar outras harmônicas, todas múltiplas suas: por exemplo, 32 MHz, 48 MHz e assim por diante. Neste caso a oitava harmônica será 128 MHz (8 x 16 = 128), que cai exatamente na faixa de aviação, provocando interferências. O exemplo aplica-se também a muitas outras frequências fundamentais. Na realidade, todas as emissoras podem causar interferências na aviação. A diferença é que as emissoras legais são fiscalizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e podem ser inspecionadas a qualquer instante. Já as emissoras piratas operam clandestinamente, sem controle da qualidade do sinal gerado (Fonte: Michael Daoud Yacoub e Afonso de O. Alonso, professores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp; Galileu, 11/1998).

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