sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O aparelho de microondas é eficaz para a esterilização de alimentos? E os processos com raios gama ou ultravioleta?

O aparelho de microondas não é eficaz para esterilizar alimentos. Esse equipamento apenas os aquece. A esterilização é a redução de microorganismos a níveis baixíssimos, o que deve ser feito por empresas especializadas, pois é necessário um controle rigoroso da temperatura e da pressão. A esterilização precisa ser conduzida com bastante rigor, pois, se malfeita, pode causar problemas a saúde. Uma seringa mal esterilizada, por exemplo, pode levar á morte.
É preciso diferenciar esterilização de diminuição de micro-organismos com o objetivo de preservar alimentos por mais tempo. A esterilização é um passo além de simplesmente cozinhar ou diminuir a carga microbiana: é garantir que a possibilidade de o micro-organismo sobreviver seja muito baixa. Na verdade, a maior parte dos alimentos que comemos não é esterilizada, mas apenas submetida a mecanismos para reduzir a qualidade de microorganismos e frear sua reprodução, como a preservação em geladeira, a secagem e a salga.
A radiação gama pode ser utilizada para esterilizar alimentos, mas ainda não é empregada comercialmente no país. Em geral, essa tecnologia é mais usada para reduzir os microorganismos, e aumentar o tempo de vida dos alimentos nas prateleiras dos mercados. O caso mais usual é a irradiação de temperos.
Os raios ultravioletas também podem ser usados para conter a proliferação de microorganismos, mas sua penetração é limitada, não vai além da superfície onde incidem. Esse processo também não é utilizado comercialmente no Brasil para esterilizar alimentos.
Susy Sabato. Centro de Tecnologia da radiação, Instituto de pesquisas energéticas e nucleares, comissão nacional de energia nuclear (SP).
Revista Ciência Hoje, outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário