quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Por que ingerir gás hélio deixa a voz fina?


Para matar a charada é preciso recorrer a uma das mais importantes leis da física, aquela que diz que “quanto mais densa a molécula, menor sua velocidade”. O hélio, usado para encher balões, é sete vezes mais leve do que o ar que respiramos. Assim, quando ingerido, ele faz com que a velocidade com que a voz humana se propaga seja maior. Mas isso é apenas um pedaço da explicação.
A segunda parte da resposta está em outro ramo da física, a acústica. Quando aumentamos a velocidade do som, elevamos conseqüentemente a sua freqüência (número de ondas sonoras formadas por segundo). “O raciocínio é simples. Imagine que, todos os dias, você caminhe em volta de um quarteirão por uma hora numa velocidade X. Se você dobrar a velocidade, e continuar dando voltas por uma hora, vai elevar o número (ou freqüência) de voltas ao redor do quarteirão. A mesma regra vale para a velocidade e freqüência do som”, explica Luiz Nunes de Oliveira, professor do Instituto de Física de São Carlos (USP).
Aumentando a freqüência, a voz tende a se tornar mais aguda e a soar bem estridente, como a voz do Pato Donald nos desenhos animados. “Do mesmo jeito, se um gás mais denso que o ar for ingerido, ele diminui a velocidade e a freqüência do som, e a voz engrossa, ou seja, se torna mais grave”, afirma Luiz.

Super, março de 2005.

2 comentários:

  1. Seria possível colocar gás hélio em algumas partes de um Airbus (por exemplo), para torna-ló mais leve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Blogue da Gol existe um seção chamada "Pergunte ao Comandante". Vc poderia enviar esta pergunta para eles que são especialistas no assunto.

      Excluir