sábado, 17 de novembro de 2012

Espelho atrai raios? É perigoso ficar em frente dele quando está caindo uma tempestade?


Não. Essa associação não tem fundamento científico. Trata-se de um mito antigo, que tem origem no fato de o raio produzir uma luz forte que, refletindo-se no espelho, parece ter vindo dele. Mas existem outras explicações para essa crença popular. Uma delas se deve à observação de que, no Brasil colonial, os grandes espelhos, com estruturas metálicas, favoreciam a incidência de raios dentro das casas. Embora isso tenha ajudado a difundir o mito, o motivo seria a estrutura metálica e não a superfície do espelho.
Outros mitos semelhantes dizem respeito aos raios atraídos por acessórios como fivelas de cintos, pulseiras e colares. Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais com tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade. É recomendável ficar atento principalmente a objetos altos, como chaminés e árvores, em especial se estiverem isoladas.
Na idade média, era costume o clero tocar o sino das igrejas durante as tempestades por acreditar que isso afastaria os maus espíritos. Muitos monges morreram por conta disso. Além de serem metálicos, os sinos ficavam no alto de torres, o que os tornava alvos certos de relâmpagos.
Vale ressaltar que os raios são fenômenos imprevisíveis, tanto em relação às suas características elétricas como em relação aos efeitos de sua incidência sobre as edificações, as pessoas e os animais. Por isso, todo cuidado é pouco (Fonte: Osmar Pinto Júnior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; Galileu, 04/2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário