sábado, 17 de novembro de 2012

O que são Ondas eletromagnéticas?


A energia elétrica chega ás nossas casas através de fios metálicos e ser para acender as lâmpadas, ligar os motores de liquidificadores e enceradeiras e fazer funcionar rádios e televisores. Todos os aparelhos costumam ser ligados às tomadas.
Você pode ser tentado a achar que músicas, notícias e imagens são recebidas pela rede elétrica, mas logo vai se lembrar de que existem rádios e televisores alimentados com pilhas e que não são ligados às tomadas. Rádios de automóveis e telefones celulares também funcionam sem fio. As informações chegam às nossas casas não pelos fios, mas por ondas eletromagnéticas.
Onda já se sabe o que é. São coisas vindas do oceano e arrebentando na areia. Se você mora no interior e nunca viu Omar, já observou ondas em rios e em lagos. Se você jogar uma pedra num lago, vai reparar que ela forma pequenos morros circulares de água que se afastam do ponto em que a pedra caiu. Essas são ondas de água. A distância entre dois morros consecutivos é chamada de comprimento de onda. Todos os morros circulares são separados por um comprimento de onda. A velocidade com que as ondas se afastam do centro é chamada de velocidade de propagação das ondas.
Tente fazer um desenho de como veria essas ondas se estivesse bem em cima do lugar em que a pedra caiu. Diga qual seria o comprimento de onda no seu desenho.
A quantidade de ondas que passam num determinado ponto num intervalo de tempo é chamada de Freqüência das ondas. Pense na freqüência das ondas na praia. Imagine que durante um minuto você contou 1o ondas chegando à areia. A Freqüência é uma coisa dada em hertz (Hz). O número de ondas no intervalo de 1 segundo é a freqüência em hertz. Então qual a freqüência das ondas que você contou na praia?
Ondas de água já entendemos. Agora vamos às ondas eletromagnéticas.
Vamos lembrar dos campos elétricos e magnéticos produzidos por correntes elétricas que passam por um fio ligado aos pólos de uma pilha. Como foi explicado, se os pólos forem trocados, os campos também serão trocados (lembre –se da experiência com o eletroímã . É assim que funciona um transmissor de rádio ou de televisão.
Um circuito eletrônico chamado oscilador faz com que os elétrons percorram um fio ora num sentido, produzindo campos elétricos e magnéticos que se alteram e são transmitidos no espaço. As ondas de som não se propagam no vácuo, mas as ondas eletromagnéticas, sim.
Esses campos fazem com que elétrons livres de um condutor, a antena do receptor, se movimentem, produzindo uma corrente alternada, isto é, que troca de sentido, no receptor. Esta corrente é amplificada, detectada e atua no alto-falante, produzindo som.
Quando os sons de vozes e músicas variam o valor da corrente, isto é, a amplitude da corrente do oscilador, a transmissão é chamada de amplitude modulada (AM).
Quando variam ligeiramente a corrente do oscilador, a transmissão é chamada de freqüência modulada (FM).
O número de inversões do sentido da corrente que percorre a antena em 1 segundo é a freqüência de transmissão em hertz. Normalmente são usados o quilohertz (kH), que são mil hertz, e o megahertz (MHz), que é um milhão de hertz.
Portanto, o que quer dizer a expressão “Antena 3, light FM, 103 MHz”? (Ciência Hoje na Escola, no 5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário