Hoje,
crianças e adultos estão permanentemente expostos a campos e radiações
eletromagnéticas. Onde houver um equipamento elétrico/ eletrônico haverá campos
ou radiação eletromagnética. O telefone sem fio, por exemplo, presente em boa
parte das residências brasileiras, é um radiotransmissor muito parecido com o
telefone celular. Os microcomputadores e as televisões, largamente utilizados
por crianças, também são fontes de radiação eletromagnética. O celular chama
mais a atenção, talvez, por ter sido uma novidade rapidamente incorporada pela
sociedade. As normas técnicas, em geral, não trazem recomendações específicas
sobre o uso de telefones celulares por crianças. Algumas normas fazem
restrições à instalação de antenas de celular perto de hospitais, creches e
asilos. Em 2000, um estudo financiado pelo governo inglês e realizado por uma
comissão de pesquisadores (http://www.iegmp.org.uk/report/text.htm)
concluiu que não há evidências de danos à saúde provocados pela utilização de
aparelhos telefônicos celulares. Entretanto, o mesmo estudo recomenda, sem
apresentar justificativas claras, que se imponham limitações ao seu uso por
crianças e adolescentes. É importante ressaltar que o telefone celular é apenas
uma das fontes de radiação hoje presentes no ambiente. Se, no futuro, os
resultados das pesquisas indicarem a necessidade de imposição de restrições ao
uso de celulares por crianças ou mesmo por adultos, tais restrições deverão ser
feitas não apenas aos celulares, mas a todos os equipamentos e sistemas que
geram campos e radiações eletromagnéticas. Para informações mais detalhadas,
sugerimos consultar, na internet, o endereço: http://www.mcw.edu/gcrc/cop/cellphonehealth-FAQ/toc.html
(José Osvaldo Saldanha Paulino, Departamento
de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais; Ciência Hoje, 04/2003).
A particularidade deste blog está em apresentar as perguntas - sobre assuntos que envolvam conteúdos de física, dos leitores (e/ou colaboradores) de revistas de divulgação científica - em conjunto com a resposta. O objetivo é “transformar” a pergunta e a respectiva resposta em um texto didático e dinâmico para o ensino de física. (http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num1/v12a02.pdf)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário