quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Por que os balões têm formato de... Balão?


Os balões têm esse formato característico (que lembra uma gota invertida) porque ele é ideal para a distribuição da pressão interna, segundo o físico Marcos Antonio Bonimcontro, fabricante de balões. Mesmo naqueles com formatos mais inusitados - como os que imitam o contorno de objetos ou animais, por exemplo -, na parte interna da "carcaça" há painéis de náilon que assumem a forma esférica. "A esfera na parte superior proporciona uma perfeita distribuição de força", diz Bonimcontro.
O formato redondo e afilado da gota funciona como um peixe na água: o ar desliza com menor resistência. "É uma questão de aerodinâmica. A forma redonda diminui o atrito", diz Mauro Catani, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).
Outro físico da USP, Valdir Bindilatti, acrescenta que a forma esférica é a mais estável da natureza, por haver proporção entre área e volume - o que é importante, no caso do balão, para a superfície agüentar a pressão exercida pelo ar quente. Com a temperatura alta, as moléculas se movimentam e fazem pressão na parede do balão. O ar quente sobe e se concentra na parte superior do balão, dando-lhe naturalmente o formato que todos conhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário