sábado, 17 de novembro de 2012

Como funciona o medidor de carga que algumas pilhas trazem?


É um mecanismo simples, que fica escondido no rótulo de uma fina camada de plástico. “Para permitir a medida de carga pelo usuário, o fabricante coloca lá dentro uma tira de metal coberta por uma substância que ganha cor ao ser aquecida”, disse à SUPER o engenheiro Robert Milanese, da Duracell, empresa que já adota o sistema. Quando a pilha está carregada, o metal se aquece e a cor aparece. A fórmula do corante é trancada a sete chaves pelos fabricantes. É um composto obtido a partir da mistura entre metais e elementos orgânicos. O resultado é uma molécula muito peculiar que absorve calor e devolve a energia para o meio ambiente na forma de luz visível. Aí você vê se está na hora de trocar as pilhas do rádio.
Em outras palavras, ao pressionar os dois pontos indicados com os dedos na pilha, uma tira de metal escondida embaixo do rótulo encosta nos pólos da pilha e cria uma corrente. A passagem da “eletricidade” gera calor. Encostada no metal, uma camada de corante emite luz ao receber o calor. Como a extremidade mais larga precisa de mais corante para esquentar, este lado não se ilumina quando a pilha está descarregada. Quando nem o zero da escala acende, é hora de jogar a pilha fora (claro, em local adequado). Uma curiosidade: aquecido de outra forma, o aparato também se colore. Você pode tirar a prova colocando a pilha num copo com água quente. Mas jamais use fogo para fazer a experiência, pois a pilha pode explodir (SUPER, setembro de 1999).

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