Inicialmente,
vamos definir o conceito de penetração aerodinâmica, que deve ser
entendido do seguinte modo: quanto menor for a resistência do ar ao
avanço de um projétil, menor será o valor de um coeficiente
conhecido como coeficiente de arrasto, que está associado a qualquer
corpo que se desloca através de um fluido (no caso, o ar). O valor
do coeficiente de arrasto é influenciado decisivamente pela posição
do corpo em relação à direção em que se movimenta, ou seja, pelo
ângulo formado entre a direção do voo e o seu eixo longitudinal.
No caso de um dardo ou um foguete típico, esse eixo é a linha
imaginária que atravessa o corpo de uma extremidade a outra. Para a
bola de futebol americano, é a linha que une seus dois ‘bicos’.
Se a direção do voo estiver alinhada com seu eixo longitudinal, o
valor do coeficiente de arrasto será o menor possível, pois, nesse
caso, a resistência do ar incidiria sobre uma área menor. Mas é
também preciso levar em conta as condições do voo – por
exemplo, altitude do projétil em relação ao solo, sua massa
específica, sua velocidade, a localização de seu centro de
gravidade e a posição relativa entre seu eixo longitudinal e uma
linha que contém a velocidade durante o voo Vejamos um caso
prático. Quando um foguete típico é lançado no ar, a tendência é
que seu eixo e sua direção do voo se desalinhem. No entanto, se o
foguete girar em torno de seu eixo longitudinal – do mesmo modo que
giram um parafuso ou uma broca –, ele poderá ser estabilizado pelo
chamado efeito giroscópico, que faz com que, na ausência de forças
(ou, mais tecnicamente, na ausência de torques), seu eixo tenda a
ficar apontando sempre na mesma direção. Assim, esse efeito mantém
sempre pequenos ângulos entre o eixo longitudinal e a direção de
movimento. Do ponto de vista da mecânica dos fluidos (ou, mais
precisamente, da aerodinâmica), essa situação se traduz nos
menores coeficientes de arrasto possíveis para um corpo em voo e,
em conseqüência, em um maior alcance, levando, assim, à ideia de
maior penetração aerodinâmica. O estudo detalhado do movimento dos
corpos no ar é feito pela mecânica do voo atmosférico (Paulo
Afonso de Oliveira Soviero Departamento
de Aerodinâmica, Divisão de Engenharia Aeronáutica, Instituto
Tecnológico de Aeronáutica (SP); Ciência Hoje, maio de 2004).
A particularidade deste blog está em apresentar as perguntas - sobre assuntos que envolvam conteúdos de física, dos leitores (e/ou colaboradores) de revistas de divulgação científica - em conjunto com a resposta. O objetivo é “transformar” a pergunta e a respectiva resposta em um texto didático e dinâmico para o ensino de física. (http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num1/v12a02.pdf)
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