sábado, 1 de dezembro de 2012

Qual a diferença entre gasolina aditivada e normal?


O aditivo não aumenta a potência da gasolina. Ele nada mais é do que um detergente. Quando o combustível comum circula por partes do motor como o carburador, as válvulas e o pistão, deixa resíduos, que são uma espécie de goma. Com o passar do tempo, o acúmulo de detritos torna difícil a mistura de gasolina com ar, que provoca a queima e gera energia para o motor funcionar. Com isso, diminui a eficiência do carro. A gasolina e também o álcool aditivado quando passam pelo motor, vão dissolvendo a goma, evitando o acúmulo de mais resíduo. A sujeira vai junto com o combustível e também é queimada.
"O problema do acúmulo de goma é maior em veículos à gasolina devido ás substâncias que a formam. Mas nos carros a álcool também ocorre porque este tem uma mistura de 7% de gasolina na sua composição", diz o engenheiro químico José Carlos Fazzole Ferreira, da Esso Brasileira de Petróleo.
O detergente misturado com os combustíveis é diferente do usado para lavar louça. O do aditivo tem cargas positivas, o que torna muito mais fácil sua dissolução na gasolina.

Revista Superinteressante- fevereiro de 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário