terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O que é temperatura?


Você sabe o que é temperatura? Mas, todo mundo sabe quando um objeto está quente ou quando está frio. Basta aproximarmos a nossa mão dele. Mas será que essa é a melhor maneira de sabermos o quanto um objeto está mais quente ou mais frio que outro?
Com certeza, ficar medindo a temperatura com a mão é algo perigoso, principalmente se você sai metendo a mão em objetos muito quentes. Mas será que é por isso que o método não serve?"Se a gente segurar dois objetos quentes ou dois objetos frios, fica meio difícil saber qual a diferença entre eles. Segundo o professor, os físicos definem temperatura como sendo o grau de vibração das moléculas. Cada parte do nosso corpo (e de qualquer objeto) é feita de pequenas partes chamadas moléculas. Essas moléculas têm um permanente balanço, um movimento que os físicos chamam de agitação, que pode ser menor ou maior. Assim, chama-se temperatura o quanto essas moléculas estão se movimentando. Por exemplo, um objeto (ou uma pessoa!) com temperatura de 40°C tem suas moléculas com maior agitação que outro com temperatura de 39°C". A energia que comanda a agitação dessas moléculas tem o nome de energia térmica.
As moléculas deveriam ser como pessoas dançando em uma festa: quanto mais empolgação tivessem, quanto mais se movimentassem, mais a temperatura do ambiente subiria. E partindo dessa idéia de que a temperatura da festa estaria maior quanto maior fosse a agitação das pessoas, fica a relação de que nos objetos mais quentes o balanço ou a agitação das moléculas é maior.(Adaptado, Ciência Hoje das Crianças 146, maio 2004, Patrícia Eugênio de Souza, Departamento de Física, Universidade Federal do Espírito Santo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário