sábado, 1 de dezembro de 2012

O que são air-bags dos automóveis? Como eles funcionam?


Os air-bags são espécies de almofadas, localizadas dentro do volante e no porta-luvas que inflam quando o carro bate. Elas evitam que o motorista e o passageiro do banco dianteiro sejam projetados contra o vidro.
O sistema funciona da seguinte forma: um sensor eletrônico ligado ao sistema de aceleração detecta quando há uma brusca desaceleração. Ele envia a informação para as duas cápsulas geradoras de gás que estão localizadas respectivamente no volante e no porta-luvas. No interior das cápsulas existe um conjunto de pequenas pastilhas de ácido sódico. Ao receber a “notícia” de que o carro desacelerou, uma espoleta dentro da cápsula é acionada, o que faz as pastilhas de ácido sódico entrarem em combustão. Ao queimarem, elas soltam nitrogênio, fazendo o air-bag inflar. Nesse momento, a capa protetora do volante se rompe, abrindo passagem para a bolsa de ar.
Com o impacto, motorista e passageiro são lançados para frente, batem no colchão de ar e voltam para a posição original. Todo o processo acontece milésimos de segundos depois da batida. No Brasil, por enquanto, apenas os modelos importados dispõem desse sistema. Algumas montadoras nacionais pretendem colocar o dispositivo de segurança em seus carros ainda nesse ano.


Revista Super, abril de 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário