Os air-bags são espécies de
almofadas, localizadas dentro do volante e no porta-luvas que inflam quando o
carro bate. Elas evitam que o motorista e o passageiro do banco dianteiro sejam
projetados contra o vidro.
O sistema funciona da
seguinte forma: um sensor eletrônico ligado ao sistema de aceleração detecta
quando há uma brusca desaceleração. Ele envia a informação para as duas
cápsulas geradoras de gás que estão localizadas respectivamente no volante e no
porta-luvas. No interior das cápsulas existe um conjunto de pequenas pastilhas
de ácido sódico. Ao receber a “notícia” de que o carro desacelerou, uma
espoleta dentro da cápsula é acionada, o que faz as pastilhas de ácido sódico
entrarem em combustão. Ao queimarem, elas soltam nitrogênio, fazendo o air-bag
inflar. Nesse momento, a capa protetora do volante se rompe, abrindo passagem
para a bolsa de ar.
Com o impacto, motorista e
passageiro são lançados para frente, batem no colchão de ar e voltam para a
posição original. Todo o processo acontece milésimos de segundos depois da
batida. No Brasil, por enquanto, apenas os modelos importados dispõem desse
sistema. Algumas montadoras nacionais pretendem colocar o dispositivo de
segurança em seus carros ainda nesse ano.
Revista
Super, abril de 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário