domingo, 6 de julho de 2014

As condições meteorológicas têm influência sobre a saúde humana?

As condições meteorológicas podem ter influência sobre a saúde humana, podendo inclusive ajudar na cura de algumas enfermidades, do mesmo modo que podem levar à morte. Pesquisadores têm registrado que a aplicação de apenas três milésimos de graus centígrados de temperatura sobre a pele humana é capaz de modificar a estrutura bioquímica do organismo humano (hormônios, sangue, balanço eletrolítico e funções do fígado).
O aumento da temperatura do ar é nocivo aos pacientes hipertensos (com pressão alta), porém pode favorecer aqueles que têm problemas de circulação sanguínea, como hemorroidas. Um indivíduo com essa enfermidade, que vive em clima quente, deve ser orientado pelo proctologista caso viaje para países com temperaturas muito baixas.
A oscilação da luz natural em dias de intensa insolação pode provocar crises em pessoas que sofrem de epilepsia. Indivíduos com tuberculose são completamente curados apenas com mudança de clima para altitudes acima de 1500 metros, pois o bacilo da tuberculose não resiste a pequenas pressões parciais de oxigênio. Contudo, esse mesmo clima de altitudes elevadas pode matar pacientes com problemas cardíacos.
Variações de temperatura também produzem efeitos psicológicos. As baixas produzem estados depressivos e as altas, agitação e desconcentração de memória. Já a umidade baixa associada ao aquecimento do ar pode causar alucinações e, em casos extremos, até levar ao suicídio.

José Clênio Ferreira de Oliveira
Instituto de Ciências Atmosféricas, Universidade Federal de Alagoas.

 Revista Ciência Hoje, Dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário