sábado, 5 de abril de 2014

Como funciona um tacógrafo eletrônico?

O tacógrafo é constituído por três elementos: sensor, processador de sinal e registrador. Nos tacógrafos para veículos, é usado ainda um sensor de rotação, instalado em algum eixo do sistema de tração, que pode ficar dentro da caixa de mudanças de câmbio. Esse sensor pode ser magnético ou óptico e geral um pulso elétrico a cada volta do eixo. Esse pulso é recebido pelo processador de sinal e assim, através da diferença de tempo entre pulsos dada por um relógio eletrônico, o processador calcula a velocidade média de rotação do eixo a cada volta. Em automóveis e caminhões, os eixos do motor e da caixa de mudança de marcha giram com velocidade da ordem de centenas de rotações por minutos. Dessa forma, a velocidade é medida, aproximadamente, a cada décimo de segundo. A isso pode-se chamar de “velocidade instantânea”. O eixo, em geral, é conectado às rodas, o que, com as informações da razão de redução de rotação entre o eixo instrumentado e a roda, e o perímetro (ou diâmetro) do pneu, o processador de sinal pode fornecer diretamente a velocidade do veículo atualizada a cada décimo de segundo. O registrador grava esses valores em intervalos de tempo pré-definidos, em papel ou disquete, para que se tenha registrado o histórico da velocidade desenvolvida pelo veículo durante o período desejado. Esse instrumento funciona apenas para veículos terrestres, onde há uma relação direta entre a rotação da roda e a distância percorrida pelo veículo.

Ronaldo de Breyne Salvagni

Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.

Revista Galileu, Abril de 2000.

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