domingo, 4 de maio de 2014

Se os carros elétricos fossem viáveis no Brasil, hoje, haveria disponibilidade energética suficiente para mantê-los em circulação?

Sim, os carros elétricos vão se disseminar pelo planeta a partir da produção de carros novos para a renovação das frotas. No Brasil, onde são produzidos cerca de 3 milhões de veículos novos por ano, o brasileiro anda em média 60 km por dia de carro. Considerando que com a tecnologia atual um veículo elétrico percorre até 120 km com bateria que consome 20 kWh (quilowatts-hora), o consumo para percorrer 60 km seria de aproximadamente 10 kWh. Portanto, se 100% dos veículos novos produzidos no Brasil fossem elétricos, haveria um aumento de 12,37 tWh (terawatts-hora) no consumo de energia. Esse valor pode ser calculado da seguinte maneira: 3 milhões x 10 kWh x 365 (número de dias de um ano) x 13% (perda no carregamento das baterias) = 12,37 TWh (1 terawatt = 1 trilhão de watts).
Em 2008, o consumo total de energia no Brasil foi de 384,46 TWh. Desse modo, diante da hipótese de que no Brasil toda a frota de veículos novos fosse de carros elétricos, o aumento do consumo de energia seria de 3,22%. As previsões otimistas acreditam que as frotas de veículos elétricos vão crescer na razão máxima de 10% ao ano, o que implicaria, no Brasil, o aumento no consumo de eletricidade da ordem de 0,32%. Assim, para o Brasil, mesmo a troca (impossível) de 100% da frota de carros por veículos elétricos não causaria impacto significativo na produção de energia.

Celso Ribeiro Barbosa Navais
Coordenador geral brasileiro do projeto Veículo Elétrico e chefe da assessoria de mobilidade elétrica sustentável de Itaipu Binacional


 Revista Ciência Hoje, Agosto de 2011.

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