Sim, os carros
elétricos vão se disseminar pelo planeta a partir da produção de carros novos
para a renovação das frotas. No Brasil, onde são produzidos cerca de 3 milhões
de veículos novos por ano, o brasileiro anda em média 60 km por dia de carro.
Considerando que com a tecnologia atual um veículo elétrico percorre até 120 km
com bateria que consome 20 kWh (quilowatts-hora), o consumo para percorrer 60
km seria de aproximadamente 10 kWh. Portanto, se 100% dos veículos novos
produzidos no Brasil fossem elétricos, haveria um aumento de 12,37 tWh
(terawatts-hora) no consumo de energia. Esse valor pode ser calculado da
seguinte maneira: 3 milhões x 10 kWh x 365 (número de dias de um ano) x 13%
(perda no carregamento das baterias) = 12,37 TWh (1 terawatt = 1 trilhão de
watts).
Em 2008, o
consumo total de energia no Brasil foi de 384,46 TWh. Desse modo, diante da
hipótese de que no Brasil toda a frota de veículos novos fosse de carros
elétricos, o aumento do consumo de energia seria de 3,22%. As previsões
otimistas acreditam que as frotas de veículos elétricos vão crescer na razão
máxima de 10% ao ano, o que implicaria, no Brasil, o aumento no consumo de
eletricidade da ordem de 0,32%. Assim, para o Brasil, mesmo a troca
(impossível) de 100% da frota de carros por veículos elétricos não causaria
impacto significativo na produção de energia.
Celso Ribeiro Barbosa Navais
Coordenador geral brasileiro do projeto
Veículo Elétrico e chefe da assessoria de mobilidade elétrica sustentável de
Itaipu Binacional
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