domingo, 4 de maio de 2014

Os biocombustíveis são mais corrosivos que os biocombustíveis fósseis?

Sim, mas não de modo significativo. Em minha dissertação de mestrado, realizado no Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG, estudei o processo de corrosão do aço carbono em contato com biodiesel de soja e de macaúba e comparei os resultados com aqueles encontrados para o diesel. O biodiesel de soja foi escolhido por ser o tipo mais produzido em escala comercial; o de macaúba pelo fato de a planta ser uma das mais estudadas hoje como matéria-prima destinada à produção de bicombustível.
Empregamos condições extremas para acelerar a corrosão do aço em contato com os biocombustíveis: ambiente com temperatura e pressão elevadas, e alta concentração de oxigênio. Nessas circunstâncias, os ácidos e a água formados com o envelhecimento do biodiesel tornam os metais mais suscetíveis à corrosão. Nos testes, usamos um aço pobre (que corrói facilmente em contato com o ar, por não conter elementos de liga), como o empregado na fabricação de tanques de combustíveis.
Verificamos, uma semana depois, que não houve perda de massa do aço nem formação de buracos (pites), que seriam prejudiciais aos tanques. Ao avaliar a alteração da rugosidade da superfície do material, observamos que o aço em contato com o biodiesel de macaúba sofreu maior alteração que aquele em contato com o de soja. E que os dois combustíveis foram mais agressivos que o diesel.
Mas é preciso ressalvar que essa alteração se deu em escala micrométrica. Portanto, embora os dois tipos de biodiesel estudados sejam mais corrosivos que o diesel, seu emprego como combustível alternativo não compromete a integridade do aço de modo significativo.

Milene Adriane Luciano
Programa de Pós-Graduação em Engenharia (Doutoranda), Universidade Federal de Minas Gerais e Centro Universitário UNA/UNATEC (Belo Horizonte)

Ciência Hoje, Agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário