sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Ficar exposto ao Sol realmente baixa a imunidade?

Depende muito do tempo de exposição à luz do Sol, cujo principal componente nocivo são os raios ultravioletas (UV). Há evidências de que uma exposição longa à radiação ultravioleta – isto é, 30% a 50% da necessária para causar queimadura solar – leva à imunossupressão em humanos. Assim, a exposição longa, aparentemente, gera mais malefícios do que benefícios. Já a curta exposição pode colaborar para o equilíbrio do nosso organismo.
Experiências realizadas com camundongos mostraram que a exposição prolongada a raios UV atenuaram a resposta imune celular ao causarem a morte dos linfócitos T, responsáveis pela defesa do organismo. Os linfócitos T são vitais no combate a tumores e a parasitas intracelulares.
Outros estudos de foto imunologia, uma área de pesquisa recente, constataram, porém, que a lesão da pele provocada por raios solares gera liberação de peptídeos antibacterianos, substâncias que funcionam como antibiótico. Várias doenças de pele de natureza autoimune são tratadas com radiação ultravioleta. Nessa situação, ocorre uma imunodepressão, que, entretanto, não causa aumento de infecção, possivelmente devido à liberação dos peptídeos.
Verifica-se, por outro lado, que habitantes de locais onde há menos exposição solar podem sofrer efeitos psíquicos, como a depressão, que comprometem a eficiência do sistema imunológico. Quanto às vantagens do banho de Sol de breve duração, destaca-se a produção de vitamina D, que fortalece o sistema imunológico, além de ajudar a absorção do cálcio. Porém, como a reação ao tempo de exposição ao Sol varia entre os indivíduos, o ideal é tomar precauções como preferir horários de menor intensidade solar, no começo da manhã e no final da tarde, e usar filtro solar, como recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia, que tem um excelente trabalho educacional e preventivo do câncer de pele.


Luiz Anastácio Alves
Laboratório de Comunicação Celular, Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz.




Ciência Hoje, Maio de 2011.

Um comentário: