Como o avião, mesmo pesando, às
vezes, milhares de quilos e carregado de pessoas, cargas e todo tipo de coisa,
consegue voar com tanta facilidade? Essa dúvida já deve ter deixado você
intrigado alguma vezes, não é? Pois saiba que a explicação é muito mais simples
do que você imagina.
O principal responsável pelo voo do
avião é o ar. Quando esse aparelho está voando, o ar que passa por suas asas
gera uma força para cima, que se equilibra com a força que seu peso faz para
baixo, e o sustenta. Mas não é só. O ar produz, ainda, uma força, o arrasto,
que se opõe ao movimento para frente do avião. E, para manter uma velocidade
constante, os motores fazem uma força no sentido contrário ao arrasto.
O arrasto é uma força que todos nós
conhecemos. Ou será que você, ao correr depressa, nunca teve a sensação de que
o ar o empurrava para trás? Essa resistência que o ar faz ao nosso movimento é
justamente a força de arrasto. Mas como é produzida a outra força, a que joga o
avião para cima, impedindo que ele caia?
Dois fatores são responsáveis por
isso e ambos estão relacionados ao movimento do ar na asa. Em primeiro lugar, o
ar dá um impulso na asa, que é levemente inclinada para cima. Se você, em um
dia com muito vento, esticar sua mão, meio inclinada, poderá verificar isso ao
vivo: uma força a empurrará um pouco para trás, mas, também, um pouco para
cima. Quem a joga para trás é o arrasto, mas quem a empurra para cima é a força
que proporciona sustentação ao avião.
Outro fator que ajuda a manter o
avião no ar é a pressão. Quando o avião está em movimento, o ar passa tanto
pela parte superior das suas asas – que é arredondada e, portanto, mais
comprida – quando pela parte de baixo, que é praticamente reta e mais curta. Na
parte de cima da asa, o ar alcança uma velocidade maior do que na parte de
baixo. Talvez você não saiba, mas quanto maior a velocidade do ar, menos
pressão ele gera. Assim, na parte de cima da asa, o ar produz uma pressão menor
do que na parte de baixo. Resultado? É gerada uma força de baixo para cima, que
empurra o avião para o alto: a força de sustentação!
Os dois fatores que dão sustentação
ao avião, porém, apenas surgem quando ele atinge uma certa velocidade. Por
isso, as pistas de decolagem são longas e retas: para a aeronave se tornar cada
vez mais veloz.
Viu só como o principal responsável
por sustentar os aviões lá no céu não é nenhuma força mágica, mas, sim, o
próprio ar?
A redação
Com base em entrevista concedida por Maurício Pazini Brandão, Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Ciência Hoje das Crianças, Setembro de 2006.
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