quarta-feira, 15 de maio de 2013

Materiais magnéticos mantêm seu magnetismo para sempre, ou têm uma vida útil limitada?

Depende do material. Se for um ímã permanente, aquele cuja magnetização é constante e permite a atração ou repulsão dos demais materiais magnéticos no seu entorno, a resposta é sim. Sua magnetização dura para sempre desde que não seja acima da temperatura de Curie (a temperatura máxima na qual pode ocorrer o magnetismo), não sofra corrosão ou alguma alteração em sua composição química, e não seja colocado muito próximo de outro ímã permanente mais forte que contrarie sua magnetização.
A magnetização é produzida pelo alinhamento dos momentos magnéticos dos átomos se comportam como a agulha magnética de uma bússola, só que em nível atômico. O aumento da temperatura ou a proximidade de outro ímã pode desalinhar esses momentos. Somente alguns elementos da tabela periódica têm momentos magnéticos atômicos: os do grupo de transição do ferro, como níquel, manganês, ferro e cobalto; e elementos de terras raras, e elementos de terras raras, como európio, gadolínio, samário etc.
Além dos ímãs permanentes, existem os chamados materiais doces, permeáveis, cuja magnetização é facilmente e que são utilizados em transformadores, motores e geradores elétricos. Por fim, há os materiais usados como meio de gravação magnética, que têm características intermediárias entre os dois primeiros.

Sérgio Machado Rezende, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco.
Ciência Hoje, Maio de 2013.

Um comentário:

  1. e o ima de ferrite tem vida util ? e se tiver dois imas de ferrite um perto do outro tem algum problema ?

    ResponderExcluir