domingo, 12 de julho de 2015

Como explicar os terremotos em Minas Gerias se o Brasil está no meio de uma placa tectônica?

Imagine a Terra como um ovo: ela tem uma casca (a crosta terrestre), uma faixa macia (o manto) e um núcleo sólido. Essa casca é composta por placas rígidas, as placas tectônicas, que se empurram umas contra as outras devido ao movimento de convecção do 'líquido interior' da Terra, o magma.
Há 14 placas tectônicas principais na crosta terrestre, formadas há milhões de anos e que continuam em movimento de colisão ou de afastamento entre si. As colisões provocam uma compressão contínua nas placas que pode gerar a quebra ou a movimentação brusca de seus limites de placas, mas nem todos.
A compressão pode se estender por toda a placa tectônica e encontrar regiões de fraqueza (falhas ou fraturas) que podem ser reativadas e gerar tremores de terra. Esse é, provavelmente, o caso de Montes Claros, em Minas Gerais. A placa sul-americana, onde está localizado o Brasil, apresenta muitas fraturas.
Estudos feitos pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade de São Paulo (USP) têm mostrado que a região de Montes Claros (MG), onde recentemente ocorreram tremores, contém uma importante falha geológica. Análises preliminares indicam se tratar de uma 'falha de empurrão',  causada por tensões geológicas naturais do tipo compressão de direção leste-oeste. Os tremores na região têm origem em profundidades entre 1 Km e 2 Km aproximadamente e se originam em camadas de rochas cristalinas da parte superior da crosta, abaixo da camada de calcário.

George Sand França
Observatório Sismológico, UnB.

Ciência Hoje, Julho de 2014.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Como usar um barômetro?

O barômetro é um instrumento que mede a pressão atmosférica. Os barômetros em geral exibem pequenas variações na posição do ponteio, pelo fato de a pressão atmosférica variar alguns décimos de mmHg (milímetros de mercúrio) de hora em hora. As variações de pressão registram dois máximos (às 10 e 22 horas) e dois mínimos (às 4 e 16 horas) num dia 24 horas, causadas por ondas atmosféricas de grande comprimento, semelhantes às marés oceânicas, e que se deslocam ao redor do globo terrestre. No entanto, uma queda mais acentuada por três horas pode significar uma mudança de tempo, podendo apontar a aproximação de uma frente fria ou tempestade. Ao contrário, uma subida mais acentuada pode significar um tempo mais seco e ensolarado. Para regular o barômetro, entre em contato com a Estação Meteorológico mais próxima.
Fonte: Mário Festa, Meteorologista do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.

Globo Ciência, Abril de 1996.