terça-feira, 5 de julho de 2016

Como funciona a usina solar?

Como sabemos, uma parcela da energia irradiada pelo Sol ilumina e aquece a Terra. Também sabemos que o Sol é essencial para a existência da vida e de fenômenos naturais no nosso planeta (vento, ciclo das águas, fotossíntese etc.). Mas, talvez, muita gente não saiba é que uma parte da energia irradiada do Sol para a Terra é transformada em eletricidade pelas usinas solares.
Você sabe como esse tipo de usina funciona? Os principais elementos de uma usina solar são os painéis fotovoltaicos e os inversores. (Fotovoltaico: que gera eletricidade quando iluminado. (Foto – luz; Voltaico – relativo a fenômenos que envolvem eletricidade).
Os painéis ou módulos fotovoltaicos captam a radiação solar e a transformam em eletricidade. Contudo, a energia solar captada varia com a intensidade da radiação do Sol durante o dia, depende da situação climática em dias de chuvas e não existe durante a noite. Sendo ao meio-dia o horário de maior nível (pico) de captação da energia solar.
Os inversores, por sua vez, são equipamentos que recebem a eletricidade dos painéis fotovoltaicos na forma continua e a convertem em alternada para interligar a usina com a rede de distribuição de energia elétrica.
Devido ao aumento das despesas com a conta da energia elétrica e o retorno socioambiental e financeiro com a energia solar - por ser limpa, renovável, abundante e gratuita - hoje é mais comum encontrarmos “miniusinas” solares em casas, escolas, estádios de futebol, estabelecimentos comerciais etc. Você já viu alguma usina dessa por aí? Não! Então comece a prestar atenção nos telhados alheios.
Painel fotovoltaico X Coletor solar
Apesar de visualmente parecidos, o painel fotovoltaico é feito com materiais capazes de captar e transformar parte da radiação solar incidente em eletricidade, enquanto que o coletor solar é feito com materiais capazes de captar e converter parte da radiação solar incidente em energia térmica (aquecimento).

Fábio Luís Alves Pena
Coordenação de Eletromecânica
IFBA, Campus Simões Filho