terça-feira, 8 de março de 2016

Como funciona o oxímetro?

Antes de tudo, eu pergunto: você sabe o que é um oxímetro? É um aparelho que mede a quantidade de gás oxigênio no sangue. Às vezes, essa medida é importante para saber se uma pessoa está absorvendo bem esse gás, porque existem doenças, principalmente aquelas que afetam os pulmões, em que o oxigênio não consegue chegar ao sangue com facilidade. Se você tiver de fazer esse exame algum dia, não se preocupe, pois não dói nada. Você coloca o seu dedo em um dispositivo que parece um pregador e, em segundos, o resultado está pronto. Agora, sim, vamos saber como funciona o oxímetro...
O oxímetro, na verdade, verifica a cor de seu sangue. Isso porque, quando há muito oxigênio dissolvido no sangue, ele tem uma cor mais avermelhada. Quando há menos oxigênio, ele fica meio azulado. Quer saber como o aparelho faz essa identificação da cor?
Pois, tome nota; o oxímetro é como uma lanterna que dispõe de dois tipos de luz diferentes para iluminar a ponta do dedo que está fixada no pregador. A luz emitida pelo oxímetro é forte o suficiente para iluminar o sangue que está no interior dos vasos sanguíneos, sob a a pele. Uma luz do aparelho é vermelha e a outra não tem cor. Quer dizer, dizemos que essa outra não tem cor porque não conseguimos vê-la - ela é chamada de infravermelho. Mas o oxímetro consegue enxergar o infravermelho.
Quando o sangue tem bastante oxigênio, absorve mas a luz infravermelha. Quando há pouco oxigênio, é a luz vermelha que é absorvida. Com esses dados, o aparelho converte a diferença de absorção entre as duas luzes em números que aparecem num pequeno visor. Em geral, uma pessoa sadia tem de 95-99% de oxigênio dissolvido - esse valor significa a porcentagem do ar que passa para o sangue. Menos que isso, olho vivo! Alguma coisa não está bem ou, então, você está em algum lugar muito alto, onde naturalmente, há pouco oxigênio.

Franklin Rumjanek, Instituto de Bio química Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ciência Hoje das Crianças, março de 2011.