sábado, 29 de setembro de 2012

Como funciona o sensor de presença?

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/multimidia/revistas/reduzidas/205/

Como funciona a garrafa térmica?

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/multimidia/revistas/reduzidas/210/

Como funciona a babá eletrônica?

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/multimidia/revistas/reduzidas/224/

O disjuntor termomagnético protege os fios condutores da instalação elétrica, os aparelhos e equipamentos eletroeletrônicos ou as pessoas e os animais contra choques elétricos?

http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p407/13502

Quando é que um espelho esférico pode funcionar tão bem como um espelho parabólico?


http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n1p180/21615

Por que num dia frio, quando ficamos dentro de um automóvel com as janelas fechadas e o ar condicionado desligado, a superfície dos vidros embaça?

http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n3p618/17178

Qual fenômeno está por trás da cristalização do para-brisa de um veículo?

http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n1p169/12662

sexta-feira, 28 de setembro de 2012



Perguntas instigantes, respostas surpreendentes: Uma estratégia para o ensino de Física.

A proposta assemelha-se ao estilo Física em perguntas. A particularidade está em usar as perguntas de revistas de divulgação científica - em especial, as questões (sobre Física) publicadas nas seções destinadas
às perguntas dos leitores e/ou colaboradores - em conjunto com a resposta (explicação). O objetivo é “transformar” a pergunta e a respectiva resposta em um texto didático e dinâmico para as aulas de Física. Isso mesmo! O estudo de texto nas aulas de Física.
Das seções que podem ser utilizadas pelo professor de Física para “formar” textos que possibilitem a
aproximação entre o conteúdo formal da disciplina e o cotidiano dos alunos, bem como ilustrem e atualizem esse conteúdo, estão: Já lhe Perguntaram...(Caderno Brasileiro de Ensino de Física); O Leitor Pergunta (Revista Ciência Hoje); Pense e Responda! (Caderno Brasileiro de Ensino de Física); Sem Dúvida (Revista Galileu); Superintrigante (Revista Superinteressante). Mas, como trabalhar com esses textos nas aulas de Física? http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num1/v12a02.pdf